domingo, 27 de março de 2011

T de Tratado de Pedagogia (XXI)

Era a partir desta morna que eu costumava explicar a lírica camoniana aos meus alunos:



Oh camponesa formosa

De olhos gentis de matar

Vem clarear-me a tristeza

Vem clarear-me a tristeza

Com a luz do teu olhar


Mostra-me o trilho florido

Que ao teu afecto conduz

Dá-me o teu braço amorável

Dá-me o teu braço amorável

Sou um ceguinho sem luz


Tu que descalça e risonha

Percorres montes e vales

Deixa que eu siga os teus passos

Deixa que eu siga os teus passos

Deixa que esqueça os meus males


Leva-me assim pela mão

Lá pelos romances da serra

Tira-me tudo, a cidade

Tira-me tudo, a cidade

Que me entristece a terra


Quero ser para ti
como Jacob a Raquel
Quero morrer a teus pés

Quero morrer a teus pés

Como teu cão mais fiel

Sem comentários: